Você está visualizando atualmente A importância do controle de receitas e despesas na sua empresa

A importância do controle de receitas e despesas na sua empresa

O sucesso de toda empresa está ligado ao modo de como é feita a administração financeira do negócio. O fato é que a administração adequada das finanças é primordial e deve ter prioridade dentro de qualquer organização.

Os empresários devem cuidar e garantir monitorando de perto a saúde financeira controlando receitas e despesas. É necessário ter controle dos valores referentes as entradas e saídas de forma detalhada (fluxo de caixa) sendo um procedimento importante para garantir um gerenciamento financeiro preciso e mais coeso.

A gestão financeira permite:

  • visibilidade ampla sobre a situação do negócio;
  • ajuda a projetar novos cenários;
  • antever tendências;
  • auxilia a calcular custos;
  • planejar compras;
  • melhora os investimentos.

É um fator decisivo na tomada de decisões precisas. Aliás, controlar o fluxo de caixa ajuda a supervisionar o capital de giro da empresa, facilitando o gerenciamento de datas para pagamentos e recebimentos, auxilia a criar medidas para redução de impostos. Sendo assim, fica evidente a importância de utiliza-lo para criar opções mais adequadas para administrar as receitas e despesas, visto que o controle afeta diretamente a sustentabilidade e manutenção do negócio no mercado.

O que são receitas:

As receitas são todas as entradas de renda obtida pelo ramo de atividade da empresa no decorrer de suas atividades, ou seja, prestação de serviços e/ou venda de produtos, além de também podermos contar que alguns tipos de investimento, ou aferição de juros referentes a vendas dos itens, como o objeto do negócio ou outros utensílios e equipamentos da empresa.

O que são despesas:

As despesas correspondem a saída de valores referentes aos serviços efetivados para a operação e continuidade dos negócios da empresa, aluguel, energia elétrica, internet, telefone, são gastos indiretos, sendo assim, não envolvem os gastos direto com o produto.

O que são custos:

Correspondem a saída de valores do caixa e que estão diretamente ligados ao produto e serviço oferecido pela empresa. Como salários, matéria prima para produção e embalagens.

Os custos são divididos em custos fixos e variáveis.

Custos fixos: são valores que não se modificam independente do aumento da produção, um exemplo é o aluguel ou a internet.

Custos variáveis: são valores que se modificam conforme as necessidades do mercados, por exemplo a necessidade maior de matéria –prima para produção.

Dicas de como gerenciar as receitas e despesas da empresa:

1. Registre todas as movimentações

É importante registrar as entradas e as saídas de dinheiro. Cada transação financeira deve ser devidamente anotada em um livro próprio ou em um sistema digital. 

2. Automatize os processos

A tecnologia auxilia no controle e na velocidade das operações dentro da empresa, controlam receitas e despesas, calcula lucros, emitem Notas fiscais de produtos e serviços, podem criar e também projetar a parte financeira.

3. Tenha um planejamento financeiro bem estruturado

Principalmente quando a empresa possui o orçamento curto, pois ela pode estipular receitas e despesas a curto, médio e longo prazo, Assim fica mais fácil antecipar e corrigir algumas situações. Separar as contas comerciais das corporativas auxilia na estipulação de prioridades e objetivos da empresa.

4. Mantenha um bom relacionamento com fornecedores e clientes

É importante criar boa reputação no mercado, assim a imagem da empresa melhora e é possível conseguir negociações mais vantajosas para ambos os lados e economia que é uma vantagem para empresa.

Essas dicas vão ajudá-lo a gerenciar melhor a situação financeira do negócio para que sua empresa tenha uma maior competitividade dentro do mercado.

Afinal, o conhecimento de receitas e despesas de uma empresa ajuda a controlar as finanças do ponto de vista gerencial e também os estoques, com o intuito de obter mais lucros, o crescimento da marca e a maximização dos resultados.

Talita Arias Peres, Financeiro CCS