
Nós sabemos que a concorrência entre advogados é grande, no Brasil tem um advogado para cada 190 habitantes – segundo informações do site migalhas. Muita coisa, não é mesmo? E esse número só aumentará. Por isso é extremamente importante começar desde logo a investir no Marketing pessoal.
Muitos estudantes de Direito possuem essa sacada e começam a investir no seu marketing desde a faculdade. Quando esse jovem concluir seus estudos já será reconhecido sem mesmo atuar na área da advocacia.
Portanto, se você é Advogado e não começou, sinto lhe dizer mas, você está atrasado. Você pode até ter mais experiência que o jovem advogado, mas ele pode ser mais reconhecido do que você, afinal, ele veio investindo durante sua graduação em seu marketing pessoal.
Mas, nunca é tarde para começar. Então, comece a se diferenciar dos seus colegas. Seja um advogado diferente e de destaque nesse mercado tão concorrido!
E como fazer isso? Eu te respondo: Investindo no seu Marketing pessoal e para isso é preciso APARECER! Isso mesmo, para você ser reconhecido você precisa aparecer. Construir uma boa imagem pessoal e profissional leva tempo, por isso o quanto antes você começar é melhor. É aquele ditado: quem não é visto não é lembrado!
As Redes Sociais estão aí para serem suas aliadas! Comece criando um perfil no Instagram e no Facebook e comece a publicar. Entregue um conteúdo de valor. Fale com a sua persona (público-alvo) cutuque as dores dela e comece a mostrar soluções.
Recentemente a OAB aprovou a alteração ao provimento 94/2000 que dispõe sobre publicidade, propaganda e informação da advocacia. Agora, será permitido o impulsionamento nas Redes Sociais e o uso do Google Ads sem infringir o CED, desde que tenha caráter informativo e não seja publicidade que ofereça serviços jurídicos visando a captação de clientela.
Portanto, é a hora de apostar na produção de conteúdo informativo e de valor todo advogado que deseja sucesso e se destacar no seu meio precisa fazer. É só ficar atento ao Código de Ética. Você pode estar pensando: “Ah, mas eu tenho vergonha de aparecer” Então comece escrevendo, comece falando sem mostrar muito o rosto e aos poucos você vai perdendo a timidez e pegando mais prática.
Mas, de novo eu te digo: quem não aparece não é lembrado. Apareça, faça vídeos, stories e mostre o que você sabe, entregue seu conteúdo de valor. Dessa forma você será visto, as pessoas vão falar de você e consequentemente você atrairá clientes.
Hoje em dia as pessoas quando procuram um profissional de determinada área querem ver o conhecimento daquela pessoa, querem saber das experiências e os feedbacks de outras pessoas, por isso é tão importante utilizar as Redes Sociais a seu favor.
Construa sua autoridade e sua identidade aos poucos. Entregue conteúdo de valor para as pessoas, pois é dessa forma que você vai ser reconhecido na sua área. Você vai agregar valor ao seu nome e ao seu escritório. Para ter sucesso é preciso esforço, enfrentar seus medos e desafios. No começo nada é fácil, mas vale a pena!
Eu te desafio: Faça um vídeo de até um minuto – não precisa publicá-lo, sinta a sensação. Se for muito ousado pra você o vídeo, escreva um artigo que contribuirá para o seu público e poste. Afinal, qual advogado não gosta de solucionar um desafio?
Karen Cristine Borges, Bacharela em Direito