No momento, você está visualizando Quais os benefícios de ser um cidadão italiano?

Quais os benefícios de ser um cidadão italiano?

Para muito além daquela satisfação de reconhecimento de nossas origens e nossa história, a cidadania italiana te garante os mesmos direitos que qualquer cidadão nascido na Itália, pois a transmissão ocorre via ius sanguinis.

Ou seja, você terá os mesmos direitos que um cidadão europeu possui. Pois bem, aqui vamos falar rapidamente de alguns benefícios que o reconhecimento da sua cidadania poderá te trazer.

Como mencionado, ao reconhecer sua cidadania italiana você passará a ser reconhecido como um cidadão europeu, que por si só já é um grande benefício, uma vez que o continente europeu é um dos melhores em qualidade de vida, além também de poder transitar livremente em qualquer país que faça parte do Espaço Schengen.

Não só a facilidade de transitar, mas como cidadão italiano você terá a facilidade de trabalhar legalmente em qualquer país da União Europeia, já que há inúmeras empresas que contratam tão somente candidatos que estejam regulares no país, outrossim, se você souber o italiano fluentemente há a possibilidade de tentar um concurso público no país.

Ademais, poderá ter determinadas facilidades que um estrangeiro não tem ao se inscrever em em instituições de ensino europeias, essas facilidades não incluem apenas escolas, como também cursos de graduação e pós graduação. Uma das facilidades é a diferença nos valores em relação a um cidadão italiano e um estrangeiro, já que os cidadãos italianos além de terem bons descontos podem se socorrer a diversas bolsas de estudos e em diversos órgãos italianos e europeus.

Os benefícios não acabam por aqui, pois com a cidadania italiana você terá acesso ao auxílio-desemprego, aposentadoria italiana, acesso a um dos melhores serviços de saúde do mundo, além de ter acesso a um dos benefícios mais procurados, o passaporte italiano.

O passaporte italiano é um dos passaportes mais fortes do mundo, permitindo a entrada sem visto de turismo em pouco mais de 180 países, isto significa evitar filas em aeroportos. Dentre esses quase 180 países podemos citar EUA, Canadá, Austrália, Japão, Nova Zelândia.

Os benefícios não param por aqui, pois a Itália é um dos poucos países da União Europeia que facilita a sua entrada nos EUA como investidor, sendo o valor mínimo muito inferior ao exigido por exemplo a quem possui um passaporte brasileiro.

Ah, se você pensa em ter filhos saiba que por se tratar de uma transmissão via ius sanguinis, igualmente seus descendentes serão reconhecidos como italianos, tendo os mesmos direitos explicitados.  Como dito, são incontáveis os benefícios do reconhecimento da cidadania italiana, consulte um especialista e faça uma análise sobre seu direito e seja um cidadão italiano.

Buona fortuna!

Maylon Claudino, Estudante de Direito e Assistente Jurídico na CCS