No momento, você está visualizando Crimes virtuais: o que são e como se prevenir?

Crimes virtuais: o que são e como se prevenir?

A internet é uma das tecnologias que ajuda e facilita muito no dia a dia, milhares de pessoas utilizam a internet todos os dias e ser alvo de crimes virtuais hoje em dia é comum, por isso é preciso ficar atento no meio digital.

O Marco Civil da Internet foi sancionado em 2014 justamente para regulamentar o uso da internet no Brasil, pois, sim, a internet é terra de alguém, aliás, de várias pessoas e é preciso ter regras e respeitar as leis. Mas, os criminosos não perdoam nada, estão sempre atualizados para criar um novo tipo de crime com o auxílio da tecnologia.

Com certeza você conhece alguém ou até você mesmo já foi vítima de crime virtual.  Sabe aquele e-mail que você recebe e ao clicar te redireciona para outra página? Ou um código que recebe por mensagem e ao clicar, seu número de whatsapp é clonado? Então, esses são dois exemplos de crimes virtuais.

O crime virtual pode ser definido como toda atividade ilegal que acontece por meio do uso da tecnologia. Existem hackers e criminosos especializados em crimes cibernéticos. Esse mercado criminoso movimenta milhões de reais todos os anos.

No Brasil, os crimes virtuais como fraude, furto e estelionato praticados com o uso da tecnologia como computadores e celulares serão punidos com penas mais rígidas, pois, foi sancionada a LEI Nº 14.155, de 27 de maio de 2021 que altera alguns artigos do Código Penal, tornando esses crimes mais gravosos.

No blog da CCS temos um artigo que aborda sobre as cinco Fraudes mais comuns no E-commerce ,vale a pena conferir.

Como evitar e se prevenir para não cair nesses crimes virtuais? É preciso ter atenção redobrada, vou dar algumas dicas práticas:

  • Só abra e-mails de remetentes confiáveis;
  • Ao invés de clicar num link de e-mail ou sms para atualizar dados vá até o site oficial ou aplicativo, pois as instituições verdadeiras não pedem atualizações de dados através do e-mail;
  • Não clique nos links que você recebe de grupos de whatsapp sem antes averiguar;
  • Instale um antivírus no seu celular e computador, normalmente esses programas avisam que o site ou app é suspeito;
  • Em hipótese alguma passe o código de verificação que você receber no seu celular para terceiros.

Essas são algumas dicas básicas para o dia a dia. O ideal é sempre estar atento para não ter seus dados vazados ou até mesmo clonados. Sempre desconfie e utilize a internet a seu favor! E caso você seja vítima dos crimes virtuais é importante fazer um boletim de ocorrência para que as investigações necessárias sejam realizadas para punir os criminosos. 

Karen Cristine Borges, Bacharela em Direito

Deixe um comentário

17 − 8 =