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Conheça os principais motivos que causam o bloqueio de contas em Marketplaces e saiba como evitá-los.

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Sem dúvidas o pior pesadelo para quem vende em Marketplaces é ter sua conta bloqueada ou suspensa, seja em caráter temporário ou permanente. Pois, pode trazer grandes consequências negativas para o seu negócio, ainda mais se esse for o principal meio do seu faturamento.

Quando ocorre a suspensão ou bloqueio a sua loja deixa de concretizar vendas e consequentemente para de faturar até que o problema seja resolvido e em alguns casos isso pode levar tempo. E tempo é dinheiro não é mesmo?

Mas a boa notícia é que tem como evitar esse tipo de dor de cabeça, pois existem alguns motivos principais para que isso ocorra e você sabendo deles poderá evitá-los.

1. Prazo entrega 

A realização da venda é um dos melhores acontecimentos para uma loja, mas não acaba por aí. Após efetuar a venda é preciso emitir notas fiscais, embalar e realizar a postagem do produto e tudo isso precisa ser feito dentro do prazo estipulado, sem atrasos.

Imprevistos acontecem, porém, os marketplaces não toleram várias ocorrências e dessa maneira sua conta pode ser suspensa ou bloqueada. Por isso é muito importante cumprir o prazo estabelecido.

2. Cancelamentos

É preciso cumprir com a oferta realizada, isso está previsto no inciso I do artigo 35 do Código de defesa do consumidor.

Um número alto de cancelamentos de vendas feitos pela loja é pedir para sua conta ser bloqueada ou suspensa. Além de ser direito do consumidor dando margem para questionamentos extrajudiciais e judiciais.

Portanto, é preciso fazer revisões de digitação para que digite o valor correto dos produtos para que não precise efetuar o cancelamento.

 3. Atendimento ao cliente

Após efetuar a venda e realizar a entrega podem acontecer mais coisas como a insatisfação do produto, baixa expectativa dentre outras possibilidades. Ocorrendo isso o consumidor entra em contato com o vendedor e os marketplaces exigem um bom atendimento ao consumidor exigindo um prazo máximo para as respostas desses atendimentos.

Portanto, não sendo ágil no atendimento ao consumidor pode ocorrer o bloqueio da loja virtual.

É muito importante ser claro nas políticas de trocas e devoluções dos produtos fornecidos nas lojas, além de ter uma boa equipe para realizar o bom atendimento, pois, um cliente satisfeito comprará e indicará sua loja.

4. Venda de produtos sem autorização ou produtos restritos

Ao colocar à venda um produto este deve estar regular, ou seja, não pode ser um produto que não tenha autorização da ANVISA ou outras instituições reguladoras. 

Assim, as lojas que descumprem esses fatores podem ser bloqueadas. É preciso vender tudo dentro das regras e da legalidade para não ocorrer fatores indesejados. 

5. Credibilidade da loja

Esse requisito é um dos mais importantes para a sua loja precisa estar com uma boa reputação. Pois, as redes sempre solicitam um feedback do cliente fazendo perguntas que são avaliadas em estrelas, notas ou qualificações.

6. Denúncias em programas de propriedade intelectual

Outro motivo muito comum é a suspensão ou exclusão de conta virtual em razão de denúncias por violações à propriedade intelectual de terceiros. Nunca utilize imagens, descrições ou marcas registradas em seus títulos e anúncios, pois, em regra, às sanções aplicadas aos usuários vão de simples notificação até exclusão permanente, sem prejuízo de eventual ação judicial do detentor dos direitos imateriais. 

Quando sua loja recebe comentários e notas negativas é sinal de que não está satisfazendo o cliente. Sendo assim, as Redes não tolerarão esses tipos de lojistas. E pior, a pior coisa que tem é o nome da sua loja ficar mal no Reclame Aqui e no Procon. Visto isso, é preciso se preocupar bem com a reputação da sua loja e sua credibilidade no meio digital.

Conclusão

Agora que você sabe quais os motivos que geram bloqueio nos marketplaces evite-os seguindo as regras e políticas desses canais. E busque sempre priorizar o bom atendimento ao cliente, pois ninguém deseja um cliente não satisfeito e quando o cliente está satisfeito ele te indica e compra novamente e o que você quer é vender certo? Então fique atento.