
As vendas on-line que acontecem no e-commerce surgiram para facilitar as nossas vidas, pois, é bem mais prático comprar virtualmente do que se deslocar até uma loja física.
Porém, é preciso tomar atenção redobrada antes de efetuar qualquer compra para não cair em fraudes que acontecem nesse meio virtual. Segundo o CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) no último ano cerca de 12,1 milhões de brasileiros sofreram algum tipo de golpe na internet.
As fraudes que acontecem no on-line são distintas das que você está acostumado a ver em lojas físicas. Por isso, separamos algumas fraudes mais comuns que acontecem no meio digital, confira só:
1. Furto de dados verdadeiros de clientes para fraudar compras em outras lojas on-line.
Aqui a fraude pode ocorrer quando seus dados como CPF, RG, e-mail, endereço e até cartão de crédito são furtados e os fraudadores se passam por você através dos seus dados, podendo adquirir compras indevidas com seus dados verdadeiros.
A LGPD ( A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais ) lei nº 13.709, aprovada em agosto de 2018 também está em vigor para o tratamento de dados pessoais, principalmente nos dados digitais dando uma segurança jurídica maior para quando ocorrer esse tipo de fraude.
2. Utilização de cartão de crédito roubado para fazer compras online e pedir reembolso.
Nesse tipo de fraude o fraudador utiliza seu cartão de crédito para efetuar as compras e antes que você perceba ele pede o reembolso ficando com o produto adquirido.
3. Páginas falsas clonadas
O fraudador pode hackear o site de compras e alterar o link da compra, o direcionando para uma página fake idêntica a que você faria a compra.
4. Chargeback
É o tipo de fraude na qual o próprio consumidor realiza, pois cancela uma compra online realizada através de cartão de débito ou crédito e após receber o produto afirma que o cartão foi roubado/furtado e pede o reembolso do item, mas não devolve o produto para a loja ou devolve o produto diferente do adquirido.
5. Fraude de fisga digital (phishing)
Nessa fraude você pode receber um e-mail falso praticamente idêntico ao das empresas reais pedindo para você fazer alguma atualização das suas informações pessoais. Ao efetuar suas atualizações de seus dados os criminosos conseguem seus acessos de contas e serviços por exemplo, nos quais podem ser utilizados para roubo de identidade.
Dicas para evitar esses tipos de fraudes on-line:
Para você que é o comerciante deve se prevenir para evitar esses tipos de fraudes, o ideal é investir em softwares antifraude existentes no mercado e ter padrões de segurança como o de armazenamento dos cartões de crédito dos clientes. Exija sempre o máximo de dados, inclusive o CEP para todas as compras. Dessa forma quanto mais dados exigir menos risco corre de serem dados furtados.
E para você que é consumidor, fique sempre atento, sempre verifique o link do site e repare os mínimos detalhes para verificar se realmente é um site verídico. Não clique em e-mails suspeitos e nem atualize seus dados, os bancos nunca pedem atualizações de forma on-line. Uma dica bônus é raspar o código de verificação do seu cartão de crédito e anotá-lo em outro lugar, dessa forma caso você perca ou roubem seu cartão não conseguirão realizar a compra.